Como conseguir uma ciurgia de tireoide pelo SUS

Facebook
WhatsApp
Twitter

 

A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do pescoço, que produz hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo. Quando há algum problema na tireoide, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o nódulo ou a glândula inteira.

Por que pode ser necessário fazer uma cirurgia de tireoide?

Há diversas razões pelas quais pode ser necessário fazer uma cirurgia de tireoide.

Um dos motivos mais comuns é o surgimento de nódulos, que podem ser benignos ou malignos. Outro problema que pode exigir cirurgia é o hipertireoidismo, que ocorre quando a tireoide produz hormônios em excesso e pode causar sintomas como perda de peso, palpitações, irritabilidade e fraqueza muscular.

Já o hipotireoidismo, que é o oposto do hipertireoidismo, ocorre quando a tireoide não produz hormônios suficientes e pode levar a sintomas como fadiga, ganho de peso e depressão.

Quais são os sintomas que indicam a necessidade de uma cirurgia de tireoide?

Os sintomas que indicam a necessidade de uma cirurgia de tireoide podem variar de acordo com o problema específico que o paciente está enfrentando.

No caso dos nódulos, por exemplo, pode haver dor, inchaço ou dificuldade para engolir. No hipertireoidismo, os sintomas incluem perda de peso, palpitações, sudorese e irritabilidade.

Já no hipotireoidismo, os sintomas incluem fadiga, ganho de peso, pele seca e queda de cabelo.

Quais são os tipos de cirurgia de tireoide e como cada um deles é realizado?

Existem três tipos principais de cirurgia de tireoide: a tireoidectomia total, que remove toda a glândula; a tireoidectomia parcial, que remove apenas parte da glândula; e a tireoidectomia subtotal, que remove a maior parte da glândula.

A escolha do tipo de cirurgia depende do problema específico que o paciente está enfrentando e da avaliação médica. A cirurgia é realizada com anestesia geral e pode durar de uma a três horas.

Se você precisa de uma cirurgia de tireoide e não pode pagar pelo procedimento, saiba que é possível conseguir o tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por fornecer assistência médica gratuita para a grande maioria dos brasileiros que não possuem plano de saúde.

No entanto, o acesso à saúde pública nem sempre é fácil, principalmente para procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de tireoide. O SUS é dividido em três níveis de atenção à saúde: a atenção básica, a atenção primária e a atenção terciária.

A base da pirâmide são os postos de saúde, onde o médico da família tem a capacidade de detectar qual é a doença e encaminhar para o melhor especialista.

Na atenção secundária, estão os hospitais de média complexidade e, no topo da pirâmide, os hospitais de alta complexidade, principalmente os hospitais universitários.

Para conseguir uma cirurgia de tireoide pelo SUS, o paciente deve procurar um posto de saúde para ser encaminhado a um especialista. Se o município não tiver o especialista, o encaminhamento será feito para a secretaria de saúde do estado. A consulta com o especialista pode demorar meses, o que pode ser um problema para casos graves, como o câncer de laringe.

Após a avaliação e diagnóstico, é feita a indicação da cirurgia, o médico solicita os exames pré-operatórios para planejar a cirurgia.

É importante destacar que o SUS pode apresentar alguns desafios para os pacientes que precisam realizar a cirurgia de tireoide, como a falta de estrutura adequada em algumas unidades de saúde, longas filas de espera e dificuldade de acesso aos exames necessários até mesmo para o diagnóstico e acompanhamento da doença.

Em casos de emergência ou se a condição do paciente piorar enquanto ele espera pela cirurgia, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo ou o médico responsável pelo acompanhamento, para que medidas imediatas possam ser tomadas.

Você já conseguiu fazer ou marcar uma cirurgia para tireoide pelo Sus? Conta aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *