Tireoide: existe tratamento caseiro?

Facebook
WhatsApp
Twitter

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia estima que 60% da população do Brasil terá nódulos na tireoide em algum momento da vida.

Com um número de casos tão alto, é de grande importância que todos saibam tudo a respeito.

Se você tem algum distúrbio na tireoide, deve querer saber se existe tratamento caseiro, afinal é muito mais prático, fácil e barato cuidar de doenças em casa.

Nesse texto, vamos te contar tudo o que você precisa a respeito!

Distúrbios da tireoide

A tireoide é uma das glândulas mais importantes do corpo humano, porque é responsável pela regulação de muitos hormônios e, consequentemente, a de muitas funções.

Essa glândula age no funcionamento dos principais órgãos do corpo, como coração, fígado, cérebro e rins.

Além disso, age na regulação dos ciclos menstruais e no crescimento infanto-juvenil, afeta a memória, a concentração, o humor e até mesmo a fertilidade.

Mas não é incomum que nosso estilo de vida ou nosso próprio corpo nos leve a ter reações incomuns, que são prejudiciais à nossa saúde e geram sintomas desagradáveis.

Os quadros mais comuns de alterações na tireoide são hipertireoidismo, hipotireoidismo e os nódulos na tireoide, por isso vamos falar um pouco mais sobre cada uma.

Hipertireoidismo

Essa condição na tireoide pode ser causada pelo consumo em excesso de iodo, pela presença de nódulos ou de tireoidite, ou mesmo por doenças autoimunes como Graves.

O hipertireoidismo pode ser descrito como o aumento excessivo da produção dos hormônios da tireoide, que acelera as funções no corpo humano. Esses são os principais sintomas:

  • Coração acelerado.
  • Intestino solto.
  • Agitação.
  • Insônia.
  • Suor excessivo.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Tremor nas mãos.
  • Perda de peso.
  • Alteração no ciclo menstrual.
  • Bócio.

Hipotireoidismo

Ao contrário do hipertireoidismo, o hipotireoidismo ocorre quando a produção dos hormônios da tireoide está escassa, causando uma lentidão maior no corpo.

O hipotireoidismo pode ser causado pela falta de iodo na alimentação, a presença de nódulos ou até mesmo a tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune.

Os principais sintomas são:

  • Desaceleração dos batimentos cardíacos.
  • Intestino preso.
  • Dores musculares.
  • Fadiga.
  • Pele seca.
  • Diminuição da memória.
  • Queda de cabelo.
  • Ganho de peso.
  • Aumento do colesterol no sangue.
  • Sonolência.
  • Depressão.
  • Bócio.

Nódulos na tireoide

Os nódulos na tireoide são muito comuns, atingindo até 60% da população brasileira em algum momento da vida.

Eles normalmente são assintomáticos e não apresentam risco para a vida do paciente.

Mesmo assim é importante que sejam reconhecidos e fiquem em observação por um endocrinologista, porque 5% deles evoluem para tumores malignos, que precisam ser removidos.

Existe tratamento caseiro para tireoide?

Existem muitas receitas na internet que prometem um tratamento caseiro, natural e saudável para qualquer distúrbio na tireoide, mas essas informações erradas podem colocar a vida de muitas pessoas em risco.

Sucos, chás, receitas e promessas de blogs não vão curar os distúrbios em grande parte dos casos e na verdade podem até representar uma piora na situação do paciente.

Além disso, muitas pessoas começam o tratamento caseiro para tireoide sem ter qualquer comprovação do diagnóstico por meio de exames, o que pode colocar suas vidas em risco.

O único tratamento caseiro para tireoide que funciona é o auxílio ao médico endocrinologista, seguindo a receita ou mudando o estilo de vida da forma como ele indicou em consultório.

Assim, apesar de o tratamento caseiro para tireoide por si não ser muito efetivo, quando feito em parceria com o médico ele pode aliviar e diminuir os sintomas dos distúrbios na glândula.

Como diagnosticar distúrbios na tireoide

Os diagnósticos de hipertireoidismo e hipotireoidismo são feitos através de exames de sangue que visam T3 (triiodotironina), T4 (tiroxina) e TSH (tireoestimulante).

O endocrinologista vai avaliar valores altos ou baixos, tal como a relação entre eles.

Já os nódulos da tireoide devem ser reconhecidos através de exame de palpação da tireoide, que o médico deve fazer como rotina, já que é um dos problemas mais comuns que afetam essa glândula.

Uma vez que o paciente seja diagnosticado com algum distúrbio da tireoide, o tratamento adequado deve ser iniciado.

Como tratar os distúrbios tireoide

Quem fica responsável por determinar qual é o tratamento necessário para cada paciente é o endocrinologista responsável.

Cada distúrbio da tireoide é tratado de uma forma diferente, mas todos os tratamentos necessitam de quantidades diferentes de medicações para os valores necessários para cada paciente.

Já os nódulos da tireoide normalmente não necessitam de tratamento, mas quando evoluem para tumores malignos necessitam de maior atenção.

Em casos de câncer, é necessário o começo de quimioterapia, mas em grande parte das vezes uma tireoidectomia (cirurgia de remoção da tireoide) é a saída mais rápida e fácil para ajudar o paciente a lidar com a situação.

Aprender sobre tratamento caseiro para tireoide foi útil?

Aqui no site temos outros textos falando sobre os distúrbios nessa glândula e seus tratamentos.

Você conhece ou já usou algum tratamento caseiro para tireoide? Conta sua experiência aqui nos comentários!

Fontes: (1) (2) (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *